12 de jun. de 2017

Não achou o programa nos repositórios? tenta esses 4


Boa noite galerosa,

Estava pensando cá comigo, as vezes não encontro os programas que quero nos repositórios normais das distros, aí tenho de apelar pra compilação, que sempre dá problemas em alguma etapa dela por conta de pouca documentação e dificuldade de encontrar as dependências. Hoje vou apresentar novos gerencadores de pacotes que não são os "convencionais", mas tendem a ser muito úteis, principalmente por serem multidistribuição (nem sei se esse termo existe, mas vai), pois, sabemos que os gerenciadores mais utilizados são:
Pulando esses considerados "standard" por conta das grandes distibuições que os usam, temos os gerenciadores que funcionam, ou estão sendo planejados a serem usados, nessas distros acima citadas:

PIP

É um gerenciador de pacotes que acessa os pacotes inclusos no Python Package Index, que é um repositório oficial de aplicações em Python, muitas destas estão presentes nos repositórios normais das distros, porém, outros você só encontra aqui (ói globo), atualmente o repositório conta com 109775 aplicativos em seus diretórios, você pode procurar aplicativos nesse link, e depois usar os comandos abaixo:

Buscando programas via terminal no pip

pip search nome-do-pacote ou funcionalidade do pacote (ex: pip search player)

Instalando um programa com o pip

pip install nome-do-pacote

Desinstalando um programa com o pip

pip uninstall nome-do-pacote

Para instalar o pip usando os gerenciadores acima você vai usar os seguintes comandos:
  • sudo apt-get install python-pip
  • sudo pacman -S python-pip
  • sudo yum install python-pip python-wheel
  • sudo zypper install python-pip python-setuptools python-wheel

Snappy

Esse gerenciador de pacotes e também sistema de empacotamentos foi criado pela Canonical, para distribuição de softwares completos em um único pacote, meio ou completamente parecido com o sistema de distribuição de programas.exe do windows, com a vantagem de ser livre e diminuir consideravelmente a busca por dependências desses softwares. Diferente do Python Package Index, os pacotes snaps estão meio que soltos por aí, não tendo um diretório específico, porém, pode-se encontrar atualmente 825 programas snap (diferença ein) no uAppExplorer.

Buscando programas via terminal no Snappy

snap find nome-do-pacote ou funcionalidade do pacote (ex: snap find player)

Instalando um programa com o Snappy

sudo snap install nome-do-pacote

Desinstalando um programa com o Snappy

sudo snap remove nome-do-pacote

Para instalar o Snappy usando os gerenciadores acima você pode encontrar nesse blog dicas de como instalar em seu sistema operacional: Saiba como instalar pacotes snap no Ubuntu, Arch Linux, Fedora e Debian - indiquei o link desse blog vista sua didática apresentando a instalação desse software, além da instalação e configuração no openSUSE, que deve ser feita assim:

Adicione o repositório com:
sudo zypper addrepo http://download.opensuse.org/repositories/system:/snappy/openSUSE_Leap_42.2/ snappy

Atualize os pacotes:
sudo zypper refresh

Instale com:
sudo zypper install snapd

Habilite o systemctl com:
sudo systemctl enable --now snapd.socket

AppImage

O princípio do AppImage é semelhante ao Snappy, porém, a prática é mais semelhante ao sistema de empacotamento do MacOS, onde, não se instala, roda-se o aplicativo direto da imagem baixada, recurso que acho ser mais interessante pela modularidade do sistema e assim evitando certas dores de cabeça. Os aplicativos que usam o empacotamento AppImage são mais dispersos ainda que os aplicativos do Snappy, porém, podemos encontrar uma listagem fiável nos seguintes links:

  1. Github oficial do AppImage
  2. Diretório de AppImages no Jfrog
  3. AppImages.org - site em que se encontram mais alguns
Mesmo com tanta bagunça pra encontrar um software ainda aconselho seu uso, e diferente de outros aplicativos o AppImage, que é também pastoreado pelo própio Linux Torvalds, então o bicho é bom.

Para usar o aplicativo basta escolher num daqueles sites, baixá-lo e usar os seguintes comandos via terminal:
chmod a+x nome-do-aplicativo.AppImage

E inicá-lo com:
./Subsurface*.AppImage

Flatpak

O mais modesto da turma e também o mais subestimado, pois, promete concorrer diretamente com o Snappy, mas não conseguiu tomar o coração de tio Linus, por ter um princípio e metodologia semelhante, porém, livre de interferências da Canonical, mas feito por gente que trabalha na Red Hat (acho birra, mas tá valendo). O sistema de pacotes promete segurança em primeiro lugar. De longe é o que tem menos pacote dentre os listados e também o que menos conheço, hehe. Para uma maior contextualização aconselho ler esse artigo: Anúncio do Flatpak – O futuro das aplicações Linux, provavelmente o concorrente direto ao snap da Canonical.

Os aplicativos podem ser instalados nele buscando-os nesse link, podendo instalá-los via terminal com o seguinte comando:

flatpak install --from https://exemplo.fedorapeople.org/expemplo/nome-do-aplicativo.flatpakref

E rodar o aplicativo com:

flatpak run nome-do-aplicativo

Para instalar o Flatpak usando os gerenciadores de pacotes normais das distros, usa-se os seguintes comandos:

  • No Ubuntu:
    • sudo add-apt-repository ppa:alexlarsson/flatpak ; sudo apt update ; sudo apt install flatpak
  • sudo pacman -S flatpak
  • sudo dnf install flatpak
  • sudo zypper install flatpak

E isso é tudo pessoal, to com um bocado pra colocar, hoje ainda coloco mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem as postagens, É o pagamento de vocês para com o blog.