16 de ago. de 2016

Menus de saída para o Openbox


Bom dia galera,

Decidi retomar a fazer coisas na minha vida que me dão prazer, então, estou voltando aos poucos com o blog, e vou recomeçar uma distro que tinha planejado durante a graduação, voltada à ciência, mais especificamente à arqueologia, e quero algo bonito, leve, e usável, para tal estou elaborando modificações no openbox, e buscando aplicativos que utilizem o mesmo como base ou "plugins" que tornem a experiência do usuário mais fácil.


Oblogout / Oblogout Fork


Originalmente criado para o Crunchbang, é um aplicativo que utiliza-se do ConsoleKit e UPower, com suporte a múltiplos monitores, sendo forkeado somente a título de separação do grupo. Ele é instalado a partir da compilação de binários, logo, para começar com a instalação precisamos primeiro instalar o aplicativo ConsoleKit, que serve como gerenciador de seções do Ubuntu com:

$ sudo apt-get install consolekit

Feito isto precisamos baixar os binários para compilar (Clique nos nomes): Oblogout e Oblogout Fork, com os arquivos baixados descompacte os arquivos na sua pasta /home/<usuário>/, entre na pasta escolhida e mande um:

$ sudo chmod +rwx setup.py

E instale com:

$ ./setup.py

Site Oblogout
Fonte

Obsession


Disponível nos repositórios do Ubuntu, este é o mais fácil de instalar, já que está tudo em mãos. Para instalar basta meter um:
$ sudo apt-get install obsession

Infelizmente ele não cria um atalho tão fácil ao aplicativo cabendo a você duas opções, digitar no seu "runner" (por exemplo o synaptic ou qualquer outro Alt+F2 da vida aí) ou no terminal: obsession-logout. Ou usar o comando via terminal mesmo obsession-exit, que lhe permite desligar o pc em modo texto mesmo sem precisar acessar o sudo.

No meu caso eu queria criar um botão de no painel, para isso criei o ícone com:
sudo geany /usr/share/applications/obsession.desktop

E inseri estes dizeres:

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=
Obsession 
GenericName=Obsession
Comment=End Openbox session
Icon=system-shutdown
Exec=
obsession-logout
Terminal=false
Type=Application
Categories=

Obshutdown


Esta alternativa é utilizada pela distro SalentOS, e por várias outras, porém encontra-se pouco atualizada, sendo seu git de 16 de janeiro de 2013. É uma bonita opção, e tem a modalidade de troca de temas, que vem nessa própria distro. Você pode adicionar os repositórios do SalentOS abrindo o seu sources.list com o comando:

sudo geany /etc/apt/sources.list

Em seguida adicione a linha ao final do documento:

deb http://repository.salentos.it trusty main

E baixe a chave de arquivo:

sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 748FA6CBA8A9D1EC

Aplique um update nos seus repositórios:

sudo apt-get update

E finalmente instale o cidadão com:

sudo apt-get install obshutdown


Para quem ficou interessado em minha monografia pode dar uma conferida aqui: SISTEMAS COMPUTACIONAIS EM ARQUEOLOGIA: SOLArque Linux, uma distribuição linux para a arqueologia

Nóis se vê por aí...

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem as postagens, É o pagamento de vocês para com o blog.