7 de ago. de 2016

Melhores complementos para o Thunderbird


Fala mói de gente, beleza?

Tô passando aqui para floodar, então lá vamos nós com o primeiro post dessa maratona insana, que sei lá, hoje quero escrever.
O Mozilla Thunderbird é o melhor gerenciador de e-mails para qualquer sistema operacional, na minha opinião, e na de muita gente. Infelizmente a Mozilla não anda lá essas coisas satisfeitas com o Thunderbird e anunciou que seria aberto à comunidade manter o Thunderbird e que focaria somente no Firefox, até a comunidade do Libreoffice quis entrar no jogo e manter o Thunderbird. Mas um projeto tão belo e funcional como o Thunderbird não deve ser deixado de lado tão fácil e acredito que nem sairá das graças do público, já que o uso desde os tempos de Windows.
Mas como sabemos, este software não é a mãe da perfeição, e para corrigir suas deficiências a comunidade sempre procurou criar novos complementos para ajudar no uso dele e facilitar ainda mais a vida dos usuários.
Para efetuar a instalação destes complementos é bastante simples, basta abrir o Thunderbird, ir em Menu > Ferramentas > Complementos, e se abrirá uma nova aba como a seguinte:

 

Depois de aberta você poderá buscar os complementos na barra de pesquisa que aparece ao lado da engrenagem ou instalar os complementos que você baixará aqui nos links apresentados, ou pesquisar os que apresentei também, clicando na engrenagem e selecionando:


Em seguida, basta escolher o complemento que você baixou na pasta que destinou ele. E agora vamos à listagem do mal, decidi colocar por ordem alfabética:

1. Addon Update Checker

O Thunderbird não possui a função nativa de avisar acerca da atualização dos complementos, caso você não queira marcar a atualização automática no menu acima você poderá utilizar este complemento para avisar quais poderão ser atualizados e marcar para atualização estes.

2. Auto Compress File


Com este complemento você poderá baixar os anexos que lhe enviaram em formato de arquivo .zip, e também poderá comprimir os anexos que enviar.

3. AutoUp

Maximiza a primeira letra de cada sentença sem você se preocupar em analisar uma por uma.

4. Copy Plain Text 2 (Disponível em Português)

Com este complemento você poderá copiar textos em sites e colá-los no Thunderbird sem ter de se preocupar em reformatar o texto, já que ele copia o texto sem formatação.

5. Display Contact Photo (Disponível em Português)


Mostra a foto do remetente ou destinatário durante a leitura ou redação da mensagem.

6. Duplicate Contact Manager


Como o nome já explica, com esse complemento você poderá averiguar contatos duplicados em sua lista de endereços.

7. E-mail signature for Thunderbird - WiseStamp


Com este complemento você poderá elabrorar assinaturas personalizadas facilmente e sem conhecimento de programação, o que se diferencia da assinatura comum ou que precise saber técnicas de html para criação de assinaturas mais elaboradas.

8. Firetray


O melhor complemento do Thunderbird, na minha opinião, e já passou da hora dos mantenedores colocarem-no como uma função nativa do bicho. Com este complemento você poderá adicionar o Thunderbird minimizado na bandeja do sistema. Com a devida configuração ele apresenta o número de e-mails não lidos, você poderá abrir uma janela de edição de novo e-mail somente clicando como botão direito do mouse nele, fechar o Thunderbird para a bandeja do sistema, assim poderá monitorar seus e-mails durante todo o dia.

9. Image Zoom (Disponível em Português)

Aplique zoom em imagens que lhe foram enviadas, você poderá ver elas direto do e-mail sem necessidade de baixar.

10. ImportExportTools (Disponível em Português)


Com este complemento você poderá importar e exportar e-mails entre as contas para auxiliar na organização, ou mesmo exportar pastas inteiras de e-mail e colocar em outra conta como forma de backup, use a sua imaginação.

11. Lightning (Disponível em Português)



Antigo Mozilla Sunbird, projeto de calendário e organização pessoal da própria Mozilla, agora aparece como uma extensão do Thunderbird e, para mim, a melhor de todas, pois com ele eu consigo me organizar e sincronizo todas as minhas atividades entre ele e meu celular com ajuda do complemento Provedor para o Google Calendar, que se encontra abaixo.

12. Mail Merge (Disponível em Português)


Com esse poderoso complemento podemos enviar um mesmo email para vários contatos, porém, com algumas diferenças que personalizam o mesmo. Um complemento até complicado de mexer, mas depois que se aprende vira uma mão na roda. Vou deixar um lembrete de fazer um tutorial para ele e depois posto.

13. Message Notes Plus


Essa extensão adiciona notas aos e-mails, porém, não afetam o corpo do texto e somente você terá acesso à estas notas e não o destinatário.

14. Portuguese Spelling Checker

Há um corretor ortográfico já mantido pela Mozilla (vide abaixo), porém, nunca é demais a cautela e precaução na hora de enviar um e-mail importante sem erros de ortografia, logo, recomendo a instalação deste para ajudar o usuário a evitar estes deslizes de gramática que são inevitáveis à qualquer ser humano.

15. Provedor para o Google Calendar (Disponível em Português)


Com este complemento você poderá conectar sua conta do Google com o Lightning e assim poderá melhorar a organização e sincronia de dados.

16. Remove Duplicate Messages (Disponível em Português)

Como o nome já diz, este aplicativo remove as mensagens duplicadas, basta clicar no botão direito na pasta que deseja escanear e ele encontrará.

17. Remove Duplicate Messages (Alternate) (Disponível em Português)


Nem sempre o aplicativo acima encontra todos, ao menos comigo, então tenho sempre instalado os dois, pois se um não encontra o outro acha.

18. Send Later Button (Disponível em Português)


Outro complemento que o nome entrega, basta clicar no botão que apararece no editor do e-mail e programar a hora de envio daquele e-mail que você está a editar.

19. SortPref (Disponível em Português)


Complemento organizador de e-amils, com ele você organiza sua lista de e-mails e deixa predefinido para próximas contas que forem sendo adicionadas.

20. Thunderbird Conversations (Disponível em Português)


Particularmente não gosto desse modelo, mas conheço pessoas que gostam e estou a postar aqui. Com este complemento você poderá deixar os e-mails de assuntos em específico no formato de conversas, parecido com o Yahoo Mail e Hotmail onlines.

21. Dicionários

Para podermos usar o Thunderbird da melhor maneira possível e em portuga, se você ainda não instalou nenhum pacote de idiomas seguem os links, basta clicar neles:

Com esse paconte de idiomas você coloca a interface do Thunderbird em PT-BR




Isso é tudo, até mais.

Um comentário:

  1. Olá Cleberson, ótima postagem, muito útil.
    Eu instalei o 'Duplicate Contact Manager' mas só consigo verificar a duplicidade de um em um. Você sabe se existe a possibilidade de encontrar todos os contatos duplicados e apagá-los de uma só vez?
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Comentem as postagens, É o pagamento de vocês para com o blog.