
Geralmente quem tem alguma necessidade de estar sempre atento à seus e-mails recorre a aplicações como o Mozilla Thunderbird, mas e na hora de ter de fazer o backup por algum motivo como proceder para não perder seus preciosos e-mails? É nessa hora que entra o são backup, então vamos arregaçar as mangas e proceder com o caso:
No caso do todo poderoso Linux, o backup é feito via terminal:
O Mozilla Thunderbird tem todo seu email e configurações de perfil armazenados em um diretório chamado:
~ /.thunderbird.
E a localização da pasta é:
/home/você/.thunderbird/ ou . ~ /.thunderbird.
Tudo que você tem a fazer é backup deste diretório.Abra o Terminal (CTRL + ALT + T), você deve estar localizado na pasta /home/você/ indicado pelo sinal ~$
cd /.thunderbird para entrar na pasta e explorar as subpastas.
Um deles contém o arquivo com seu e-mail caixa de entrada. Verifique se ele está lá. Volte para com cd ..
Tipo cp-avr .thunderbird/media/o nome da unidade USB ou disco rígido/
E está pronto! Para restaurar Thunderbird e-mail e perfil Thunderbird não deve estar em execução. Basta copiar os arquivos de backup para o seu diretório /home/você/.thunderbird/.
Como existe muita gente que insiste em usar o rWindows decidi me solidarizar com a causa e postar sobre o modo mais fácil de realizar um backup do Mozilla Thunderbird no mesmo.
Inicialmente baixaremos o MozBackup, que é um programa tira backup não só do Thunderbird, mas também do Mozilla Firefox, Mozilla Sunbird, Flock, SeaMonkey, Mozilla Suite, Spicebird, Songbird e Netscape.
A instalação é bem simples:




Pronto!
Após a instalação iremos iniciar o programa:

Na tela seguinte ele irá mostrar as opções de programas que ele suporta instalados (no caso abaixo, versão desktop e portable do mozilla)

Selecione o backup da profile inteira:

Será apresentada a opção de colocar uma senha no arquivo de backup:

E por fim, será apresentada uma opção sobre "o quê" você deseja salvar em backup do seu programa (no caso o thunderbird). Você pode querer salvar só as extensões, ou só os emails... e por aí vai...



Para restaurar, basicamente são os mesmos passos, porém, marcando a opção de RESTAURAR na tela inicial:

Como podemos ver, ambos os casos ajudam as pessoas, no caso do sistema do tio Bill é mais didático por ser em frontend, no caso do Linux até usuários iniciais conseguem realizar o feito.
até mais galera
Conteúdo sobre Linux traduzido do Blog de Milos Pjanic.
Conteúdo sobre rWindows do Site BoaDica
0 comentários:
Postar um comentário